sábado, 27 de agosto de 2011

APRESENTAÇÃO

O LEME constitui-se como espaço de interlocução e pesquisa para investigadores preocupados com os processos de mobilização dos grupos étnicos da região Nordeste, tanto indígenas como quilombolas, suas formas de interação social e suas perspectivas de desenvolvimento. Fazem parte do LEME 45 pesquisadores de diversas universidades (v. Anexo 1) públicas do Brasil, listadas a seguir: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Nos últimos três anos, o Laboratório realizou três seminários. O I Seminário do LEME e I Mostra LEME de Fotografia e Filme Etnográficos (www.1leme.blogspot.com) foi, intitulado “Indígenas e Quilombolas: perspectivas cruzadas”, aconteceu em Campina Grande-PB, entre os dias 19 e 20 de junho de 2008, realizado com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande.

Em 2009, aconteceu o II Seminário do LEME e II Mostra LEME de Fotografia e Filme Etnográficos, no Museu da Imagem e Som (MISA), em Maceió-AL, de 7 a 9 de maio, cuja temática foi Movimentos Étnicos e Sociais: sua Relevância para Contextos Contemporâneos.

Em 2010, ocorreu o III Seminário do LEME e III Mostra LEME de Fotografia e Filme Etnográficos, no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza-CE, entre os dias 26 e 28 de agosto de 2010 com o tema: Mobilizações Étnicas, Políticas Públicas e o Reconhecimento de Direitos Culturalmente Diferenciados num Mundo Globalizado.

O IV Seminário do Leme e a IV Mostra Leme de Fotografia e Filmes Etnográficos, será realizada no Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, localizado na cidade de Rio Tinto/PB, nos dias 12 a 14 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário